Curiosidades

Os médicos imploram fazendo triste alerta: Se você lava o ARROZ antes de cozinhar, deve parar isso com urgência!

Os médicos imploram fazendo triste alerta: Se você lava o ARROZ antes de cozinhar, deve parar isso com urgência!

Como não é mais novidade para ninguém que o arroz é considerado um dos grãos mais consumidos no Brasil e no mundo, e além de muito saboroso, nos fornece diversos nutrientes como fósforo, potássio e ferro.

No entanto, uma dúvida que sempre é colocada na mesa entre cozinheiras e donas de casa;

“O arroz deve ser lavado antes de ir ao fogo para cozinhar mais tarde?”

A resposta para essa pergunta que muitas donas de casa continuam se fazendo é NÃO!

O arroz não pode ser lavado antes de cozinhar, e a mania de lavar deve ser deixada de lado o mais rápido possível.

“Lavar o arroz antes de cozinhar não é recomendado, pois leva à perda de vários nutrientes durante esse processo. O arroz possui alto valor nutricional fornecendo ferro, potássio, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, B3, B6 e proteínas. Quando pegamos o grão seco e lavamos, boa parte desses nutrientes acaba se perdendo com essa água”, disse a nutricionista Jéssica.

De acordo com uma nutricionista especialista no assunto, alguns pontos devem ser levados em consideração para poder responder a essa pergunta. A primeira e mais importante é a informação nutricional sobre o arroz. Poucos sabem, mas o grão que está presente no dia a dia é muito bom e rico em nutrientes para nossa saúde, como sais minerais variados e vitaminas do complexo B.

“Muitas pessoas lavam o arroz por causa desse pó branco (que acaba deixando a água de lavagem branca), porque consideram que é sujeira que vem com o arroz ou algum tipo de produto químico. No entanto, esse resíduo é do próprio cereal, que passa por um processo de polimento para deixar os grãos lisos e brancos”, acrescentou.

ISSO SE APLICA PARA TODOS OS TIPOS DE ARROZ?

“O ideal é que nenhum arroz seja lavado e até é recomendado olhar na embalagem se tem essa recomendação. O que acontece é que, como o arroz integral, por exemplo, retém sua casca protetora, ocorrem perdas relativamente menores no momento da lavagem do que no arroz branco que teve essa casca retirada durante o processamento. O arroz parboilizado também terá perdas menores em relação ao arroz branco, mas ainda há perdas”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *